Cbox

Top Gear



O clássico game de corrida do SNES conta com uma trilha sonora de respeito. Um verdadeiro clássico criado por Barry Leitch (originalmente como trilha sonora da série Lotus Turbo Challenge do computador Amiga).


Barry Leitch

Muitos consideram a trilha sonora de Top Gear 1 uma das melhores ja feitas, senão a melhor. A incrível trilha sonora, até hoje é aplaudida com toda força por vários fãs, e existem vários covers no Youtube (destaque para a versão da banda brasileira Mega Driver).
Curiosidade: "Bliss", música da banda britânica Muse, foi inspirada na faixa título de Top Gear.




Donkey Kong



O macacão símbolo da Rare (e, provavelmente, do SNES) também conta com uma trilha sonora memorável, que combina perfeitamente com o jogo. O tema da primeira fase de Donkey Kong Country permanece um clássico entre gamers da geração 16 bits.
Seu autor, David Wise (também conhecido como Dave Wise, ou simplesmente D. Wise) é responsável também pela trilha sonora dos demais capítulos do macaco engravatado no SNES.


Dave Wise

Deve-se citar a participação de Eveline Fischer e Robin Beanland, ambos envolvidos na trilha sonora do game e em outros grandes sucessos (Eveline trabalhou em Perfect Dark, do Nintendo 64, fazendo efeito sonoros e dublagens; Robin trabalhou no emblemático Conker’s Bad Fur Day, também para Nintendo 64, e em Killer Instinct, do SNES).

Este conteudo necessita de JavaScript e Macromedia Flash Player 8 ou mais recente. Baixar Flash



Half-Life



A trilha sonora de Half Life, FPS aclamado pela crítica em seu lançamento, se encaixa em seu enredo: Rock e Techno. Créditos para Kelly Bailey, Game Designer Sênior de Sons Músicas da Valve, que criou uma bela e empolgante trilha sonora.




Mortal Kombat



99,9% das pessoas que pensam em Mortal Kombat e música ao mesmo tempo acabam tendo em mente apenas uma versão, a da banda belga Immortals.
Tal versão foi feita para o filme de 1995 e acabou se tornando um hit entre os fãs do game e de músicaeletrônica.
Antes desse sucesso, Dan Forden já vinha fazendo um bom trabalho na trilha sonora do game da Midway, hoje em total crise financeira.
Curiosidade: Em 1993, Mortal Kombat II foi lançado com o sistema de som DCS (acrônimo para o inglês: Digital-Coded Squelch: um circuito que sobrepõe um fluxo contínuo de dados digitais modulados por chaveamento de frequência a 134.4 bits por segundo no sinal transmitido), apresentando a melhor qualidade de som nos arcades da época.




Guilty Gear



O game de pancadaria da Arc System Works possui uma trilha sonora intensa, perfeita para as lutas igualmente intensas e cheias de efeitos de luz.
Cortesia de Daisuke Ishiwatari, que também trabalhou em The Last Blade, da SNK (hoje SNK Playmore).


Daisuke Ishiwatari

Nascido na África do Sul, Ishiwatari diz ser grande fã da banda Queen.
Além de compor as músicas do game, Ishiwatari também dublou Order-Sol e Sol Badguy no game, além de ser responsável pelo enredo e design dos personagens.




Unreal Tournament



A trilha sonora deste game é de autoria de Alexander "Siren" Brandon, Michiel "M.C.A." van den Bos, Andrew "Necros" Sega, e Dan "Basehead" Gardopée, responsáveis pela trilha sonora de Unreal (primeiro shooter da Epic Games).
A trilha sonora é perfeita para dar um pique a mais na jogatina.




Streets of Rage


Mais do que falar da trilha sonora deste game, é preciso falar de seu compositor: Yuzo Koshiro.


Yuzo Koshiro

Filho de mãe pianista e pai artista, só podia levar jeito para as artes. Desde os três anos de idade aprendeu a tocar. Aos 5 já tocava violino, e aos 12 aprendeu violoncelo.
Na adolescência, matava aula para jogar Space Invaders (o tabu que todo japonês é inteligente acaba aqui...), e ficava fascinado pelas músicas de Gradius. Costumava ir aos fliperamas para gravar a música direto do alto-falante das máquinas. Com 16 anos, conseguiu reproduzir uma dessas músicas no seu computador (um NEC PC-8801 mk2SR, muito popular no Japão). Utilizava o pseudônimo YK-2 (provavelmente pela semelhança com a sigla mk2 do computador) para enviar artigos e músicas para a revista de PC Microcomputer Basic Magazine. Suas músicas foram se tornando populares e acabou sendo aclamado como o "Deus do PSG" (como é chamado o formato de som daquele computador).
Ao terminar o ginásio, começou a trabalhar para essa mesma revista, ao mesmo tempo em que fazia músicas como freelancer para a Nihon Falcom (empresa de games muito popular no Japão). Sua entrada na Falcom foi curiosa: ele se inscreveu pretendendo ser diretor de games, mas só conseguiu vaga para compositor (posteriormente ele realizou seu sonho de dirigir games fundando sua própria companhia).
Na empresa Sega conseguiu a condição até então inédita de poder ostentar o seu nome na tela título, como em The Revenge of Shinobi e Streets of Rage, ambos para o videogame Mega Drive. Nenhum outro compositor até hoje (nem mesmo Nobuo Uematsu) conseguiu tamanha glória. Mostrou-se amadurecido e em plena forma com Actraiser e Super Adventure Island (o que lhe rendeu o privilégio também inédito de ostentar seu nome no adesivo do cartucho japonês), ambos para o SNES. Foi aclamado mundialmente com Streets of Rage 2 (do Mega Drive), considerado o auge da sua carreira.




Outrun



O clássico game de corrida da era 16 bits possui temas musicais aclamados por muitos dos gamers “old school”.
Isso deve-se a sua inovação (para a época, é claro): Poder selecionar a música que iria tocar durante a jogatina, todas de autoria de Hiroshi Miyauchi, integrante da lendária SST Band.


A SST Band

A versão do game para os consoles da Sega (Mega Drive e Master System) possuíam faixas extras em comparação com a versão dos “computadores” Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad CPC.




Mega Man



A franquia Mega Man (Rockman no Japão) possuiu diversos compositores, mas tudo começou com Manami Matsumae, compositora free-lancer, que também trabahou nos menos conhecidos Magic Sword (SNES), Mercs (Mega Drive) e Dynasty Wars (Arcade, ZX Spectrum, Commodore 64, Amstrad CPC, Commodore Amiga e Atari ST).


Manami Matsumae




Silent Hill



O nome por trás das músicas desse aclamado game de terror psicológico é Akira Yamaoka.


Akira Yamaoka

Responsável por quase todas as músicas da série (não trabalhou em Silent Hill: Play Novel para o Game Boy Advance e "Esperàndote" em Silent Hill, composta por Rika Muranaka), Yamaoka é também o produtor da série desde Silent Hill 3.
As músicas de Yamaoka comumente contém tons de melancolia forte e geralmente identificam-se com ambientes escuros e industriais (característica marcante do game). Desde Silent Hill 3, ele também começou a trabalhar com a colaboração de Mary Elizabeth McGlynn e Joe Romersa para cantar algumas de suas composições. Muitos dos seus trabalhos anteriores foram compilados para a adaptação do filme de 2006 de Silent Hill, dirigido por Christophe Gans.
Curiosidade: Yamaoka diz-se fortemente influenciado pela banda Metallica.




Tetris



Clássico absoluto. Tetris e o “Type A” possuem uma relação indissociável.
De autoria russa, a música original é chamada de "Korobeiniki". O tema conhecido entre os gamers é uma adaptação feita por Hirokazu Tanaka, para a versão clássica de Game Boy.
"Korobeiniki”, por sua vez, é baseado num poema homônimo de 1861, da autoria de Nikolay Nekrasov, que conta a história de um jovem que tenta vender suas mercadorias para uma jovem de olhos negros chamada Katya, culminando no beijo do jovem na garota e no desaparecimento do casal em meio a um campo de centeio.
Além desta música, Tetris também conta com músicas famosas, como "Dance of the Sugar Plum Fairy", da obra O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky.




God of War



A saga do Fantasma de Esparta possui uma trilha sonora épica e de respeito. Congratulações para Gerard K. Marino, Ron Fish, Winifred Phillips, Mike Reagan, Cris Velasco e Winnie Waldron.
Para aqueles que possuem o jogo original americano, o manual de instruções continha um cupom com um código que lhe dava direito a fazer downloads da música no site do game.
Desnecessário dizer que em pouco tempo tais bônus já estavam espalhados na internet de forma gratuita.




Battlefield



O tema militar mais famoso do mundo dos games, sem sombra de dúvida. O ritmo, a composição... tudo faz deste tema um dos melhores do mundo dos games.
O ritmo bélico de Suite, composta por Joel Eriksson, David Tallroth, Fredrik Englund, Jonas Östholm e Bence Pajor, definiu inúmeras horas de combate entre fãs de um dos maiores sucessos do gênero FPS, principalmente no Multiplayer Online.




F-Zero



O game de corrida mais intenso da Nintendo também possui uma trilha sonora intensa. Cortesia de Taro Bando e Hajime Wakai (este último também trabalhou na trilha sonora de Star Fox 64, para o Nintendo 64).
O tema de Big Blue, Decide in the Eyes, é uma das músicas mais famosas da série e possui diversos covers no Youtube.




Castlevania



A série dos caçadores de vampiros da Konami também conta com uma trilha sonora cultuada entre os gamers. Músicas como Vampire Killer ou Bloody Tears são marcos da série.
A música do primeiro Castlevania, para o Famicon Disk System, é de autoria de Kinuyo Yamashita, da Konami's Kukeiha Club. Erroneamente, há quem diga que a banda Cradle of Filth seja responsável por algumas musicas da série (no Youtube ta cheio de casos).
Atualmente, o nome mais lembrado na trilha sonora de Castlevania é Michiru Yamane, responsável por boa parte da trilha sonora da série.


Michiru Yamane

Destaque para a trilha sonora do capítulo Symphony of the Night (Nocturne in the Moonlight, no Japão), para PS1 e Sega Saturn, considerada por muitos como a melhor da série.

0 comentários

Postar um comentário

Parceiros Top

Parceiros